APRESENTAÇÃO

No contexto atual, o desenvolvimento sócio-econômico de uma nação está muito vinculado ao seu poder de "Estado" frente ás mudanças estruturais das políticas ocorridas no cenário mundial. Países ditos "em desenvolvimento" estão cada vez mais aumentando o seu prestígio diante do mundo, talvez, em função da utilização de um modelo de gestão mais transparente e inovador. Diante dessa constatação, percebe-se que o papel dos gestores públicos, bem como da função e, mais precisamente, da sua forma de atuação, tornam-se cada vez mais importantes perante os desafios a serem superados.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA: IV Conferência Municipal das Cidades


Na IV Conferência da Cidades, ocorrida neste fim de semana em Vitória da Conquista, BA, como o objetivo de discutir e planejar os rumos do município,o prefeito Guilherme Menezes, no discurso de abertura das atividades, ressaltou a relevância da realização da Conferência: “Vamos discutir os problemas vivenciados e buscar soluções num momento tão bom que vivemos no Brasil, no governo do presidente Lula, com a descentralização de recursos e todos os programas que vem fortalecendo os programas dos municípios. Além disso,evidenciou a importância da participação popular e controle social como elementos marcantes das sucessivas gestões do projeto de governo participativo.
De acordo a Secretria de Desenvolvimento Social do município,todas as políticas públicas e programas sociais, desde 1997, carregam a marca da transparência, da participação ativa da população nas discussões e decisões das questões que buscam melhorar a vida das pessoas. O Orçamento Participativo, criado na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, tornou-se um dos mais importantes instrumento de decisão coletiva sobre os rumos da cidade.

Autora: Tatiana David
Fonte:http://www.pmvc.ba.gov.br