APRESENTAÇÃO

No contexto atual, o desenvolvimento sócio-econômico de uma nação está muito vinculado ao seu poder de "Estado" frente ás mudanças estruturais das políticas ocorridas no cenário mundial. Países ditos "em desenvolvimento" estão cada vez mais aumentando o seu prestígio diante do mundo, talvez, em função da utilização de um modelo de gestão mais transparente e inovador. Diante dessa constatação, percebe-se que o papel dos gestores públicos, bem como da função e, mais precisamente, da sua forma de atuação, tornam-se cada vez mais importantes perante os desafios a serem superados.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ARTIGO: "As contribuiçoes do modelo econômico de Albert Hirshman para a Administração do Desenvolvimento"- Autoras: Lara Pirajá e Tatiana David




RESUMO:


O presente artigo destaca as contribuições do modelo econômico de Albert Hirschman para a Administração do Desenvolvimento com a finalidade de provocar uma reflexão acerca dos modelos de gestão e de desenvolvimento utilizados e criados por governos, para alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento social de uma nação, sendo esta, uma nação subdesenvolvida. Para tanto, é necessário fazer uma explanação sobre o que vem a ser a Administração e Desenvolvimento para se chegar ao campo do saber da ciência Administrativa que estuda as formas de gestão, a Administração do Desenvolvimento, para, posteriormente falar, dentro desse contexto sobre Albert Hirschman e seu modelo econômico. Modelo este que foi desenvolvido durante as décadas de 1960 e 1970 na sua prolongada viagem para a América Latina e em suas visitas para os diversos países em desenvolvimento. Dessa forma, o questionamento servirá para uma reflexão sobre o campo do saber da ciência Administrativa que estuda como são gerenciadas essas ações que promovem mudanças, evolução e crescimento para um país em desenvolvimento, ou seja, a Administração do Desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVES: Administração do Desenvolvimento; Albert Hirschman; Modelo econômico.

Um comentário:

  1. Sou Абрам Александр um empresário que conseguiu reviver seus negócios moribundos com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido como Benjamin Lee, o Consultor de Empréstimos. Sou residente em Yekaterinburg Екатеринбург. Bem, você está tentando iniciar um negócio, liquidar sua dívida, expandir a sua já existente, precisar de dinheiro para comprar suprimentos. Você está tendo problemas para tentar garantir uma boa facilidade de crédito? Quero que saiba que o Sr. Benjamin o ajudará. É o lugar certo para você resolver todos os seus problemas financeiros, porque sou um testemunho vivo e não posso guardar isso para mim quando os outros estão procurando uma maneira de ser financeiramente elevado. Quero que todos entrem em contato com esse credor enviado por Deus use os detalhes como indicado em outros para participar dessa grande oportunidade. E-mail: lfdsloans@outlook.com Ou WhatsApp / Text + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir